Alesp homenageia Oswaldo Grassioto, médico e diretor da Unicamp
São Paulo -

Através da indicação do deputado Barros Munhoz, a Assembleia Legislativa de São Paulo concedeu o colar de “Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo”, a maior honraria da Casa, ao médico e diretor da Unicamp Oswaldo Grassioto, em função de seus relevantes serviços prestados ao setor da Saúde do nosso Estado e do Brasil, dia 14 de abril, no plenário Juscelino Kubitschek.
Sob o comando do deputado Barros Munhoz, participaram da solenidade o reitor da Unicamp Antônio José Meirelles, a vice-reitora Maria Luiza Moretti, e os deputados estaduais Dirceu Dalben, Rafa Zimbaldi, Carlos Cezar, Thiago Auricchio e Bruna Furlan, além de vereadores, prefeitos paulistas , familiares e convidados.

Reconhecendo o papel de Grassioto no desenvolvimento da Unicamp Munhoz enalteceu seu trabalho. "Estamos realizando essa homenagem por gratidão à Unicamp, que é a instituição que conseguiu se transformar em um orgulho para todos nós, paulistas e brasileiros. Todos aqui são testemunhas deste trabalho, das vidas que ela salva. É um gesto de gratidão".
O reitor da Universidade, Antonio José Meirelles enalteceu a atuação do médico como docente e gestor na Unicamp. "Tive uma convivência intensa com o Oswaldo nos últimos quatro anos e é uma pessoa de extrema sabedoria e sensatez. Ele teve um papel muito importante nesse mandato que exerci à frente da Unicamp. Mas, além disso, ele deixou uma marca na história da Universidade", afirmou Meirelles.
Trajetória
Médico ginecologista e obstetra, Oswaldo da Rocha Grassiotto completou o doutorado em Ciências Médicas em 1998 na Universidade de Campinas, instituição onde é, até hoje, docente da Faculdade de Medicina. Contribuiu para a elaboração do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, adotado e implantado pelo Ministério da Saúde e pelo Estado de São Paulo desde a década de 1980. Na mesma década, ajudou na construção do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Unicamp, no qual exerceu o cargo de diretor-executivo entre 2007 e 2013.

Grassiotto ainda foi vice-reitor executivo de Administração e representou a Universidade em conselhos sobre a previdência paulista. À frente da Área de Saúde da Universidade, o médico coordenou o complexo que abrange as faculdades de Ciências Médicas, Enfermagem, Odontologia, além do Hospital de Clínicas, o Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti, o Centro de Hematologia e Hemoterapia, o Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo, e o Centro de Saúde da Comunidade.
A Unicamp ainda auxilia o Governo estadual na gestão do Hospital Estadual de Sumaré e do Hospital Regional de Piracicaba, assim como dos Ambulatórios Médicos Especializados (AMEs) de Amparo, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Rio Claro, Santa Bárbara D'Oeste e São João da Boa Vista.