O deputado Barros Munhoz marcou presença na inauguração da ETL (Estação de Tratamento de Lodo) do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), realizada na manhã desta sexta-feira (25) em Itapira. O novo equipamento implantado na Avenida dos Italianos será responsável por dar tratamento adequado aos resíduos oriundos do processo de tratamento de água, separando o lodo proveniente da Estação de Tratamento da água que poderá retornar ao sistema para novamente abastecer o município.

Desta forma, a inovação evita que a água com o lodo seja lançada no Ribeirão da Penha, impedindo que metais pesados e resíduos de produtos químicos entrem em contato com o curso d’água responsável pelo abastecimento da cidade. A novidade reforça o compromisso da administração do prefeito José Natalino Paganini (PSDB) e da autarquia com o meio-ambiente e evidencia a preocupação com um futuro melhor para todos.

Conforme informado pela Prefeitura de Itapira, e enquanto 30% dos municípios brasileiros não têm sequer plano de saneamento básico – segundo dados do Instituto Trata Brasil - Itapira coleta e trata 100 % de água, de esgotos e, agora, de lodo proveniente do processo de tratamento. A nova estação foi construída com verbas federais na ordem de R$ 3,5 milhões.

Durante o evento, Munhoz lembrou da árdua luta que travou, durante as três vezes em que foi prefeito de Itapira, para fazer com que hoje a cidade possa se orgulhar de tratar e distribuir 100% de água, coletar e tratar 100% de esgoto e coletar e destinar corretamente 100% do lixo. Citou, também, a construção em andamento do coletor-tronco, outra obra que vai revolucionar o sistema de saneamento básico da cidade, com investimento na ordem de R$ 3,9 milhões em recursos estaduais conquistados junto à Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos.

Paganini também aproveitou para elogiar a atuação de Munhoz na área, tanto nas vezes em que administrou a cidade, bem como no apoio constante como deputado estadual. “Quando prefeito, ele investiu fortemente nesta estrutura, tornando Itapira um modelo nacional. Posteriormente, conseguiu aprovar nossos pedidos para recursos neste setor, ampliando nossa eficiência tecnológica. Graças a recursos obtidos pelo deputado Barros Munhoz, estamos construindo, neste momento, o novo emissário de esgotos, que vai desafogar o atual. É uma obra que evita problemas para o futuro e assegura a continuidade do tratamento de esgotos de Itapira em nível de excelência”, destacou.